Dicas MUITO importantes:

________Voce vem para a França e resolve alugar um carro e percorrer a linda Provence.Eu vou te dar algumas “dicas” importantes,pois como escreveu o autor inglês mais provençal que conheço:

“So vivendo aqui para entender os costumes deste povo,e olhe la!!!!!”(Peter Mayle)

*Ao dirigir,preste muita atençao,pois quase sempre a prioridade é para o carro que vem à direita,mesmo        que voce esteja em uma avenida.

* Aqui sao muitas rotatorias e pouquissimos semaforos,fique atento,ao menor sinal de alerta,o carro da frente para no inicio de uma rotatoria,para deixar um pedestre atravessar,pois tem passagem obrigatoria para pedestres  na entrada e na saida de “algumas” rotatorias…

*Aqui o pedestre é respeitado e ele tem a vez; o correto é em passagens para pedestres*,que voce encontra em todo o trajeto,nao so pelas esquinas,mas no meio de uma quadra ou em uma pequena estrada que passa pelo meio de uma village,por isto,tome cuidado,ande SEMPRE devagar,pois o carro da frente vai frear sem avisar,aqui é assim.*Os habitantes mais idosos fazem uso deste antigo(e otimo)costume, FORA da passagem para pedestres,e ai que voce nao pare!!!!!!!!!

*Outro detalhe:eles param o carro em mao dupla de repente,colocam o pisca alerta e saem do carro,nem TE OLHAM,pois vao ou comprar pao ou cigarro,fique atento,rsrsrs.

*Normalmente eles sinalizam o pisca pisca enquanto estao parando,no meio de uma estrada ou no meio de uma rua ou avenida,assim,no ultimo momento,voce sabera se ele vai entrar à direita ou à esquerda….é,é verdade.Por isto,ANDE DEVAGAR!!!  Mantenha sempre uma certa DISTÂNCIA do carro à frente,falo sério!!!!

*Mandamento numero UM: dê sempre BONJOUR ao entrar em qualquer estabelecimento,nao importa onde,e depois o “s’il vous plaît”:POR FAVOR,para perguntar algo.E ao sair,sempre o  “Au  revoir,bonne journée”!!!!!E mesmo para pedir informaçoes a quem quer que seja na rua,primeiro,o BONJOUR.

*Quase toda village e cidade maior tem sua “Office du Tourisme”,que é onde voce vai chegar primeiro,pois é la que voce ira buscar as principais informaçoes do lugar e da regiao,assim como mapas,cartoes de lojas,panfletos para todo tipo de informaçao:festas locais,horario para o trem,etc…

*Se voce fuma,saiba que so existem cigarros  para vender no “Bar et Tabac”,voce até vai encontrar em alguns postos de gasolina na estrada,mas é o dobro do preço.E por falar em posto de gasolina,por aqui é “self service”,alguns raros postos tem um funcionario para te “orientar “como abastecer, sempre com cartao de crédito(alias,sem ele nao saia nem na esquina)e aqui posto de gasolina nao tem jornal,café,refri,fralda descartavel,chocolate…tem combustivel!

*Para pagar o pedagio,separe muuuitas moedas de 0.50 centavos e de 1 e 2 euros,pois as maquinas nao aceitam $ papel,nao é todo pedagio que voce encontra” guichet humano”. Ao chegar em frente a um  pedagio,leia acima as placas luminosas que mostram o guichet de cartao de crédito (nao é dificil,é pratico)ou o que aceita $$(moedas).

*Se voce procura “lan house”,vai procurar muuuito,é raro por aqui,mas voce podera se conectar gratuitamente em muitos “Bar et Tabac”, que aqui funcionam um pouco como um “cyber café”,de muitas villages.Fora o prazer que é voce pedir um café ou uma taça de vinho,sentar,abrir seu lap top e apreciar a Provence que passa em sua frente.Ou entre no primeiro Mc Donald’s,la sempre tem WIFI gratuito.

*MUITO IMPORTANTE:O povo aqui sabe viver,nao esqueçam que a Provence esta para a França como o Nordeste esta para o Brasil,aqui tuuudooo é beeemmm tranquiiilo e seeem preeessaaaa! TODOS  os dias tem a famosa “siesta”,ou seja,o comércio TODO inclusive os bancos,correios,farmacias,boulangeries e serviços,FECHAM e so reabrem depois das 14 hrs.Pode???Pooodeee!!!Banco aqui abre no sabado até meio-dia mas na segunda-feira nunca.Os restaurantes ficam abertos até umas 15 hrs,rsrsrs.Estou me referindo as pequenas  cidades da Provence,mas sei que em outras regioes é assim também.Cidades maiores por aqui ainda tem este “bom” costume.

*Trazer euros é a melhor solução (maximo de 10 mil reais), segunda opção: cartão de crédito:

__________$$$$$$$:

http://www.melhoresdestinos.com.br/como-fugir-do-iof-e-levar-dinheiro-em-viagens-internacionais.html

*   CELULAR: como gastar menos:

EXCELENTE DICA PARA VC QUE VEM PARA CA:_______
Uma dica importante para vc que vem à Paris e para a Provence… Finalmente as operadoras na França estão oferecendo cartão SIM para o celular para os estrangeiros. Compre na loja da operadora Orange (parceira da TIM tbm) que oferece 1 GB de internet, 2 horas de ligações internacionais e 1000 torpedos por 40 Euros. Dura 2 semanas. É meio caro mas muito melhor do que roaming. Você pode continuar a receber mensagens pelo Whats App no teu número brasileiro. Assim permanece conectado. Ou fazer como algumas pessoas que nestes momentos usam dois celulares… A operadora Bouygues por 22 Euros oferece 2 GB.

IMPORTANTISSIMO:______________

___________________Insisto na informação:
“Conheço casos de pessoas que ficaram na UTI aqui na Europa na chegada, pessoas que saem em coma do avião e mesmo obitos, perdi uma prima este ano em Janeiro, faleceu chegando em NY, o assunto é sério!
Eu so viajo com meia elastica para circulação, bebo muita agua e caminho durante o vôo, não tomem remédio para dormir, é melhor uma noite mal dormida e chegar vivo no destino.”
Rossana Wendling

Bom dia, o assunto é sério e de UTILIDADE PUBLICA.
Para vc que viaja de carro, ônibus, trem ou avião classe econômica (como eu).
Para vc que estara indo para a Provence passear este ano, a viagem de avião é longa (de 10 à 11 h), leia isto:

http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/trombose-venosa-2/

__________________________________________________________________________________________________

IMPORTANTE: Não custa prevenir


Infelizmente mesmo aqui na Provence-Côte d’Azur e em Paris, os roubos estão aumentando à cada dia, TOMEM CUIDADO COM AS BOLSAS, não deixem nunca as bolsas dentro do carro nem por 5 minutos para fazer fotos perto, não deixem suas bolsas penduradas na cadeiras de restaurantes, bares e cafés em Paris.Estamos com uma rede de romenos, algerianos, tunisianos e marroquinos que estão atacando tds os dias na Côte principalmente.Eu ja soube de 3 casos de brasileiros que ficaram sem as bolsas.Acontece assim: vc sai do carro, fecha o carro, vai fazer fotos ou olhar a vista e em segundos um cara quebra o vidro do carro rouba as bolsas, entra em um outro carro com o amigo na direção e saem rapido, tdo acontece em segundos.Infelizmente!!!
Em Agosto foram dois casais clientes meus que estavam em Cassis, as mulheres ficaram sem as bolsas, sem passaporte, $$, cartão, tdo.Estes caras seguem o teu carro pois percebem que são turistas ( a placa de carro alugado é diferente aqui, tem um nr 60 no final) e qdo vcs se afastam do carro eles estão prontos para quebrar o vidro.Aqui não tem violência, graças à Deus, mas muito roubo.
Eh so ficar sempre com a bolsa e não deixar nada à vista dentro do carro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Voce vai encontrar excelentes estradas,mesmo as menores e mais escondidas:as estradas  nacionais/principais(N-placa verde),secundarias (D-placa branca)e vicinais (V-placa branca)muito bem sinalizadas,limpas,sem buracos,porém,estreitas,e normalmente sao de duas maos.

“Devagar e Sempre”,e jamais sem o “Guide Michelin “da regiao do P.A.C.A.(Provence-Alpes-Côte D’Azur) e um GPS.Claro que as auto-estradas  (A-placa azul na Fr.)sao largas,de tres a quatro vias cada lado,seguras,mas as melhores viagens,as melhores paisagens,voce fara pelas pequenas estradas,que por sinal,tem uma rede maravilhosa,para cada destino voce tem duas ou tres opçoes,setas em todo o trajeto.

*Antes de escolher um restaurante ou “Bistrot de Pays”

http://www.bistrotdepays.com/spip.php?page=quisommesnous

para almoçar ou jantar(muitos tem que reservar,mas nas villages nao é preciso),dê sempre uma olhada no “Plat du Jour”:prato do dia que esta afixado sempre em frente de TODOS os restaurantes.Eh a melhor pedida,pois aqui nao sao populares como no nosso pais,ao contrario,come-se muito bem e por menos do que voce pensa.Todos tem o cardapio e o preço afixados na calçada,e eu particularmente adoro pedir o “plat du jour”,pois sempre é o melhor do dia.E peça um “pichet de vin” :vinho de mesa,que é o vinho da casa,pode ser rouge,blanc ou rosé.Pichet é uma jarra de vinho comum,mas o vinho,este nao é comum,é dos deuses.Muitas vezes é fabricado nos vinhedos do proprietario do restaurante,ou do seu vizinho,e aqui nao tem erro,TODO O VINHO é boommmm!

____Se voce ja veio para ca e sentiu dificuldade em alguma situaçao,me escreva contando,assim poderei acrescentar aqui mais umas dicas!!!_____

Au  Revoir  et  à  Bientôt!!

Rossana

.